loader image
Educação

Foram revitalizadas mais de 80% das escolas da rede municipal de ensino de Macapá  

Na Educação, a gestão Clécio Luís revitalizou nos últimos dois anos 53 escolas municipais , tanto na zona urbana quanto na zona rural. As unidades escolares receberam serviços na parte estrutural, reforma de telhado, melhoria dos banheiros, recuperação da parte elétrica, pintura nas áreas interna e externa, melhorias na área da cozinha, dentre outros serviços. Nossas entregas não são apenas obras de concreto, são entregas com significados, cheias de sentimentos, detalhes, que fazem o cidadão macapaense ser parte integrante de todo processo de melhorias e evolução de uma educação humanizada.

Destaque para a Creche Tia Chiquinha, com ensino integral, escola escolhida entre três escolas no Brasil para participar do programa de modelo desenvolvido pelo Instituto Perkins Internacional (EUA).

Desde 2013,  foi adotada a Colônia de Férias com os alunos do 5º ano do ensino fundamental, com muita alegria, brincadeiras, banho de piscina, cinema, teatro e muito aprendizado, que marcam os dias da garotada.  

Em 2016, a simbologia dos desfiles cívicos na Avenida FAB foram resgatados assim, como em 2018,  a Gincana Estudantil, que une atividades esportivas, culturais e pedagógicas. Outro marco na educação, foi a criação da Cantata Natalina.  Um coro de 1.500 crianças embala nossos corações na mensagem do nascimento de Jesus.

Foram construídas as creches Tio Soró na Fazendinha, Creche Tio Serginho no Universidade. A Escola de Ensino Fundamental Joanna Santos da Silva, na comunidade do Curiaú, e a Escola de Ensino Fundamental Professor Sebastiao Rocha Santos, em Santa Luzia do Pacuí, e a Escola Aurino Ramos Cordeiro, em São Joaquim do Pacuí.

A Educação Municipal dispõe hoje de nove Escolas de tempo integral. Na administração do prefeito Clécio, foram implementadas na capital duas escolas com jornada ampliada, Creche Tia Chiquinha e Escola Antônio Barbosa. Na zona rural, foram implementadas com jornada ampliada, 7 escolas localizadas na região do Pacuí, com atividades voltadas para Educação Ambiental, oficinas de compostagem e valorização da cultura local. 

O  Projeto de Educação em Tempo Integral foi voltado para atender especificamente 60 crianças do Residencial Mucajá. Estas crianças, além do ensino das disciplinas obrigatórias como: português, matemática, histórias e outras, têm aulas de judô, xadrez, informática, cidadania, dança, teatro, educação para trânsito, meio ambiente e sustentabilidade, totalizando uma carga de 8 horas e 30 minutos de atividades no ambiente escolar, incluindo cinco refeições, hora do descanso e higiene pessoal. Foi Implantando também o Barco da Leitura que tem como objetivo levar o acesso de obras literárias, leitura e contação de histórias, as comunidades ribeirinhas de nosso Município.